sábado, 21 de agosto de 2010

La vamos nós

Depois de longos 3 anos de espera, desde 2006, pensavamos que a hora havia chegado: a entrega do ap. Bom, a AGRE como ja era de se esperar atrasou 180 dias e somente nos entregou em Junho de 2010. Durante esse tempo de espera coube a mim pegar um programa na internet chamado Chief architect 12 e simular a planta em 3d. Paralelamente a isso ja conduziamos varias reuniões com a Todeschini para definição do layout dos moveis planejados. Diante de diversas propostas indecentes dessas empresas de moveis planejados, ficamos com a Todeschini no dia 28/06/2010 todos os ambientes do ap. Dentre os ambientes que mais nos causam dor de cabeça estão cozinha e hometheater. Neste bloque procurarei focar mais no dia a dia para a ontagem do home, bem como eventualmente relatar dificuldades e satisfações de poder estar a frente na obra sem ajuda de arquiteto.
Talvez um dos erros do meu projeto seja o fato de não se utilizar um serviço de arquiteto para auxilio na definição de layout de moveis, gesso, iluminação. Posso ter pago o custo da não contratação desses profissionais, porem vejo que muitos são dificeis de lidar. são estrelas que usam seu dinheiro para fazer o proprio nome. não vamos exatamente dizer que bons projetos somente podem sair de bons arquitetos e de bons clientes que tem recursos para pagar aquilo que lhe são indicados. Imagina você ter que pagar R$4mil para apenas ter o projeto do seu ap, depois uma mensalidade para ele acompanhar e ter algumas visitas na obra. Alem disso estar disposto a pagar um percentual sobre aquilo que se fechar naqueles fornecedores que lhe indicar. Facil né !! Se ele indica, parece ser bom... claro que muitas das coisas boas estão em lojas caras.
Pois bem, fui na cara e na coragem, pesquisei muito na itnernet, nas revistas e nos detalhes que gratuaitamente conseguimos por aí. com base nisso, pensamos em nosso ap, no nosso home e na nossa cozinha. ificil fugir do tradicional. é dificil arrriscar-se ao inovador, ao arrojado. No que se refere ao home theater, pior. Atrelado a toda dificuldade tecnica de se planejar o melhor som para sua sala, temos que ter em mente a acustica da sala, a disposção das caixas, da TV, da luminosidade, da possivel automação, da qualidade dos cabos e equipamentos; as variáveis da sua obra exponensialmente vai aumentando e você vai se tornando refem da sua propria imaginação. Loucura e noites sem dormir pensando nos pequenos detalhes, tais como qual a medida que os spots devem ficar um do outro, a distancia em relação a parede, o tipo de lampada a usar (par20, dicroica, AR70, AR111), o reator dimerizavel a usar, o spot branco que não poderá amarelar daqui uns 2 anos de uso. Muitas horas de pesquisa para entender disso e muitas vezes não se entende. Muitas vizias em apartmentos decorados e muita paciencia com corretores de imóveis tentando lucrar nas suas visitas. Muitas entrevistas com lojistas me dar estatisticas de gosto e estratégia dos mesmos para vender e empurrar o produto que deseja. Eles muits aproveitam da nossa igenuidade e as vezes desespero em terminar nossa obra. Não se desesperem, sempre pesquisem e pequem opini~]ao de 2, 3 ou ate 4 pessoas diferentes. Cruzem as informações e concluam para onde você ira. Assuma o risco da sua decisão baseado na sua conclusão de pesquisa.
A seguir postarei as fotos do meu apartamento antes das reformas e a medida que os fatos forem acontecendo eu procurarei descrever os problemas e as ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário